Volkswagen Magazine

Inovação

Novo up!
derruba mitos.

Mais bonita e equipada, linha 2018 do carro reúne vários detalhes feitos para encantar.

Texto Guilherme Silveira
Fotos Gustavo Arrais

Lançado em 2014, o up! trouxe uma proposta inovadora para o mercado nacional de veículos. Com seu projeto moderno, adequado às novas soluções de mobilidade, incorporou agilidade, segurança, economia de combustível e conectividade. Seus atributos logo surpreenderam público e crítica.
Pouco a pouco, ele derrubou vários mitos que o cercavam. Um carro compacto pode, na realidade, ser bem espaçoso – afinal, ele leva cinco ocupantes e tem 285 litros de capacidade no porta-malas. Um motor pode, sim, ser potente e econômico ao mesmo tempo – o TSI alia performance à economia de combustível, provando que vai muito longe    sem beber muito. Tanto o up! TSI de 105 cv como o MPI aspirado de até 82 cv receberam nota “A” em consumo de combustível pelo Inmetro. Os dois motores são 1.0l de três cilindros.

» É uma surpresa positiva (ver um homem fazendo tricô ou crochê). as pessoas logo se interessam por aprender.

Thiago Rezende, artista plástico

Ele ainda carrega um pacote de recursos tecnológicos digno de carros premium. “O novo up! traz mais tecnologia e conteúdo ao modelo”, diz Régis Narazaki, gerente de Marketing do Produto da Volkswagen do Brasil.
“Com o design reformulado, o up! perde um pouco de seu ar ‘amiguinho’ para ficar mais esportivo”, completa Narazaki.
De fato, trata-se de um carro que incorpora em sua essência novas ideias, feito sob medida para pessoas que pensam diferente, dispostas a quebrar padrões, estereótipos e preconceitos em qualquer campo.
Conheça melhor os destaques desse grande Volkswagen que chega à linha 2018. E inspire-se com histórias de pessoas que derrubam mitos todos os dias.

Design esportivo.

Uma mudança visual impactante aparece nos novos para-choques  e lanternas redesenhados. Eles deram um ar mais robusto ao up!, que também recebe novo capô dianteiro.

Segurança sempre ativa.

Em qualquer versão, o motorista tem ajuda ativa e passiva de segurança. O sistema M-ABS, por exemplo, agrega o controle de tração e o ABS (antitravamento dos freios) de última geração.Em caso de frenagens bruscas, ocorre o acendimento automático do pisca-alerta.

Jovem e conectado.

Todas as versões do novo up! trazem suporte para smartphone no painel. Outra novidade, disponível como opcional nas versões TSI, é o rádio Composition Phone, que estreia tela colorida de 5” com conexão nos smartphones. Há ainda a opção de um aplicativo gratuito que permite conectividade entre o carro, o rádio, smartphone e outras informações
do veículo, bem como o sistema Think Blue Trainner, que auxilia a ser mais eficiente na direção.

Segurança também nos detalhes.

Além do sistema de fixação Isofix para cadeirinhas no banco traseiro, o novo up! conta com o side blinker: indicador de luz de seta nos retrovisores que proporciona segurança extra ao mudar de faixa, e a função de rebatimento do espelho externo (tilt down).

Bagagens sem atritos.

Com notável capacidade para comportar 285 litros de bagagem, o porta-mala  dos modelos cross up! e high up! traz a comodidade do sistema de ajuste variável de espaço – S.A.V.E., prateleira que permite separar volumes leves de pesados; ou secos de molhados.

Requinte interior. 

O novo up! passa a trazer tecidos requintados nos bancos, com alto-relevo de tato agradável. O painel de instrumentos é totalmente novo. Neste visor que ficou maior agora há dados extras, como a indicação das portas abertas, por exemplo.

A professora de ioga Vanessa Joda, de 37 anos, do estúdio Yoga para Todos, enfrentou muito preconceito desde a adolescência por causa do peso. A ioga lhe trouxe tantos benefícios físicos e emocionais que resolveu se dedicar a ensiná-la. Em seu estúdio acolhe quem quiser aprender – de pessoas com excesso de peso a punks –, fazendo um verdadeiro trabalho de inclusão. “A ioga está rodeada de estereótipos. Já recebi gente que ouviu que não tinha um corpo ideal para praticá-la. Quero mostrar que qualquer um pode se beneficiar dela”, diz Vanessa.

» A ioga está rodeada de estereótipos, mas qualquer um pode se beneficiar dela. «

Vanessa Joda, professora de ioga

Take up!

A versão take up!, de entrada, também recebeu inovações. Indo além do novo tecido interno e do suporte para celular com entrada USB, este up! traz painel de instrumentos com grafia renovada e também relógio digital. Externamente, design mais moderno e novas calotas entram em cena.

Detalhes perceptíveis.

Na edição connect TSI, o destaque do habitáculo fica para o teto e suas colunas laterais em preto. A partir da versão move, o volante é multifuncional, permitindo ajustes dos sistemas de rádio e de computador de bordo.

Mais inovação.

O novo up!  inaugura a função “coming & leaving home”, que mantém os faróis acesos ao fechar ou abrir o carro. Junto disso, o pacote tecnológico (disponível a partir do high up!) continua a ter seus úteis sensores automáticos e luz de conversão estática. Eles detectam chuva e ambientes escuros, acionando o limpador do para-brisa e os faróis, recursos inéditos na categoria.

Mais luz

O novo up!  ganhou faróis redesenhados, que ficaram maiores.

» Com design reformulado, o up! perde um pouco de seu ar ‘amiguinho’ para ficar mais esportivo. «

Régis Narazaki, gerente de Marketing do Produto da Volkswagen do Brasil

Para o artista plástico Thiago Rezende, de 35 anos, do projeto Homem na Agulha, tricô e crochê eram atividades que sua avó fazia – até que, participando de uma exposição sobre técnicas têxteis, encantou-se pela arte. “É algo mágico, do fio você produz um objeto.” Hoje ele cria peças exclusivas e dá aulas dessas técnicas. Thiago reconhece que, à primeira vista, as pessoas acham um pouco exótico ver um homem manipulando as agulhas no ônibus ou dando aulas.
“Mas é uma surpresa positiva, isso acaba despertando curiosidade e as pessoas logo se interessam por aprender”, observa.

TSI visível em 360°.

Versões TSI podem ser rapidamente identificadas com detalhes ao redor do carro e fazem jus à sua esportividade. Na dianteira, debuta uma nova grade com frisos cromados e vermelho (preto, caso o carro seja Laranja Habanero). As colunas das portas recebem emblemas TSI em prata e vermelho. Dentro, o esportivo passa a trazer a iluminação ambiente de LED (exclusividade em sua categoria) ao centro do painel que alia charme e utilidade.

Up! Connect, o show car.

Na versão connect TSI, embaixador da linha 2018, a novidade será uma série especial,
com excelente relação custo-benefício.
Além de completo em equipamentos, ainda oferece itens exclusivos como revestimento interno de teto e colunas escurecidas, teto pintado de preto ninja e adesivos da versão. Esta versão será comercializada em três cores: Prata Sírius, Azul Lagoon e a nova
cor Laranja Habanero.

» O novo up! traz mais tecnologia e conteúdo ao modelo. «

Régis Narazaki, gerente de Marketing do Produto