Volkswagen Magazine

Inovação

Salão de novidades.

Maior evento automobilístico da América Latina, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo chega à sua 29a edição com casa nova e atrações especiais. Volkswagen investe em tecnologia para oferecer experiência única – e inesquecível – para o visitante.

Texto Verônica Lima
Fotos Lafstudio

Conectividade, robustez, eficiência e performance.

Apoiada nesses pilares e com foco em aproximar-se ainda mais do consumidor, a Volkswagen do Brasil promete ser um dos destaques do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, entre os dias 10 e 20 de novembro. O evento, que desde os anos 1970 vinha sendo realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, ganha casa nova no São Paulo Expo (na Rodovia dos Imigrantes, km 1,5). Para o visitante, a mudança se reflete em mais conforto, com 4.500 vagas cobertas para estacionamento e ambiente totalmente climatizado. O ponto alto desta 29ª edição, no entanto, promete ser uma experiência especial.

» Pela primeira vez, o evento será realizado no São Paulo expo. «

Quem costuma frequentar o Salão sabe que a Volkswagen tem a tradição de surpreender. Foi assim em 1988, quando a empresa lançou o primeiro modelo com injeção eletrônica do País, o Gol GTI.
Neste ano não será diferente. Em seu estande de 4.500 m², a montadora vai apresentar novidades – por enquanto guardadas a sete chaves! – tanto em termos de modelos quanto de tecnologia. E muitas atrações estão sendo preparadas para que os apaixonados por carro possam experimentar, na prática, equipamentos desenvolvidos para melhorar a comodidade a motoristas e passageiros, caso do sistema de infotainment Composition Touch, presente, por exemplo, no Novo Gol.

Espaço com produtos exclusivos Volkswagen Collection. Na próxima edição do evento, uma coleção inspirada na vida das pessoas será lançada. A ideia é que as peças retratem diferentes estilos.

Para deixar o atendimento ao público ainda mais especial, haverá, pela oitava edição consecutiva, o apoio de 100 jovens estagiários, que foram epecialmente treinados para o evento, na fábrica da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo. Eles participaram de palestras e atividades relacionadas a temas como estratégia de marketing, design e engenharia para ter, na ponta da língua, todas as informações sobre os produtos Volkswagen.
“O programa tem sido um dos grandes diferenciais no estande da Volkswagen nos últimos anos. Por meio desses estagiários, oferecemos um atendimento mais próximo e de melhor qualidade aos visitantes. Diante de veículos com novas e avançadas tecnologias, é muito importante passarmos o máximo de informações a todos, de maneira precisa e confiável”, diz Luiz Antonio Buozzi, gerente de Brand Experience da Volkswagen do Brasil.

O estande da marca também apresentará os projetos do concurso Talento Design 2016.  Nesta edição, o tema Blue Racing estabeleceu que os participantes aplicassem a linguagem dos veículos Volkswagen a um carro de corrida . Os vencedores do concurso terão a oportunidade de estagiar por um ano no departamento de Design da Volkswagen. Entre os profissionais já revelados no Talento Design está Marco Antônio Pavone, chefe de Design Exterior na Volkswagen Alemanha e autor, entre outros, do desenho do up!.

Espaço mulher, no Salão do Automóvel de 2014.

Atividades

Experimentar foi, definitivamente, uma das palavras de ordem durante o planejamento das atrações para o Salão. Prova disso são os test drives, programados para que o público tenha a melhor experiência possível com os modelos da marca. Circuitos on road e pistas montadas com atividades preestabelecidas mostrarão que performance e eficiência energética andam lado a lado nos carros da Volkswagen equipados com a consagrada família de motores TSI. Assim como um desafio off road provará a valentia e a robustez da Amarok.

Cliente Volkswagen pode ganhar um par de ingressos para o Salão do Automóvel! Basta fazer (ou atualizar) seu cadastro no portal do cliente: vw.com.br/cliente

E após dirigir, se divertir e conhecer cada detalhe do DNA Volkswagen, o visitante poderá ir ao estande e desfrutar de outros ambientes, como a Arena (local dedicado a atrações especiais), espaço mulher, espaço kids com monitores e loja com produtos exclusivos da Volkswagen Collection. Aliás, no evento haverá o lançamento de uma nova coleção. Aguarde!

Entre os maiores

Conectividade e conforto também estarão presentes na hora de comprar os ingressos. Segundo Paulo Octávio Pereira de Almeida, vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do Salão, o evento quer tentar mudar um antigo hábito do brasileiro – o de adquirir os ingressos na porta. “A expectativa é que 70% das entradas sejam comercializadas via internet, contra os 30% de 2014”, afirma. E, para a próxima edição do evento, em 2018, a organização estuda disponibilizar os ingressos somente dessa forma.

Com uma previsão de 750 mil visitantes, que percorrerão os 90 mil m² de estandes, o Salão do Automóvel de São Paulo se consolida como o quinto maior do mundo em público, ficando atrás apenas dos eventos realizados em Paris, Frankfurt, Detroit e Tóquio. “Nossa programação e a realização do GP Brasil de Fórmula 1 transformam São Paulo em polo mundial do universo automotivo”, diz Paulo Octávio. Com as novas instalações e novidades para o visitante, o sucesso do Salão promete ser ainda maior. “Além de toda a melhoria em relação ao ambiente e do fácil acesso (tanto de carro quanto de transporte público), atendemos a um pedido dos visitantes e aumentamos o número de test drives. Serão até 40 mil participantes, que terão 20 mil m2 para dirigir seus carros dos sonhos”, finaliza.