Volkswagen Magazine

Inovação

Programado
do seu jeito.

Conhecer a fundo seu computador de bordo pode evitar vários incômodos – e ainda ajudar a dirigir de forma mais eficiente.

Texto Verônica Lima
Foto Christian Castanho

Muita gente acaba indo parar na concessionária por causa de um vidro que não abre ou de uma luz que insiste em acender – ou apagar. O que esses motoristas não sabem é que essas situações poderiam ser solucionadas na garagem de casa, apenas investigando o computador de bordo. Longe de ser um problema, esse equipamento pode se tornar um grande aliado do seu modo de dirigir – mas é preciso saber tirar máximo proveito dele.

"Assistir aos tutoriais, ler o manual do proprietário e ser curioso o bastante pode ajudar a explorar muito mais os recursos intuitivos que o veículo disponibiliza", observa Thiago Grecco, analista de Marketing do Produto da Volkswagen do Brasil.
Por trás dos comandos há recursos intuitivos de última geração que muitos motoristas nem imaginam. Nesta reportagem, você vai conhecer funções básicas e outras mais inusitadas capazes de configurar seu veículo exatamente do seu jeito.

Apesar do computador de bordo ter se tornado um item extremamente tecnológico, responsável por controlar cada vez mais diversas funções do veículo, ele continua oferecendo informações básicas muito importantes para o dia a dia do motorista. Graças a esse dispositivo é possível saber se está tudo bem com o carro, se ele está sendo bem utilizado, além de configurar o travamento e destravamento das portas com sinal sonoro ou luminoso ou ainda diminuir o som quando se engata a marcha à ré.

"Além das informações presentes nos modelos topo de linha da marca, por meio do display do computador de bordo é possível obter dados úteis sobre a viagem, como velocímetro digital e temperatura externa, tudo de maneira muito sutil, sem que o motorista tire os olhos da rodovia e apenas se concentre na condução do veículo", completa Grecco.

Nível de pressão dos pneus

Em caso de uma perda repentina da pressão, um aviso no visor é gerado sinalizando que algo está errado e deve ser checado. Com esses alertas, o motorista evita o desgaste prematuro dos pneus e tem uma condução mais econômica, eficiente e segura.

Alerta de velocidade

Pode-se estabelecer a velocidade máxima com que se deseja trafegar num determinado trajeto, por uma avenida ou rodovia. Ao ultrapassar esse limite, o sistema automaticamente emite um som informando que o motorista está abusando do acelerador. É um bom jeito de evitar receber uma multa em casa.

Manutenção

Um dos principais motivos de perda de garantia de fábrica em veículos é não respeitar os prazos das revisões obrigatórias. Para prevenir esquecimentos, o computador de bordo sinaliza que chegou a hora de levar seu Volkswagen até uma concessionária para realizar as manutenções periódicas. Além de preservar a vida útil do carro e não ficar na mão por um descuido bobo, o proprietário mantém as garantias.

Velocidade média

Ao iniciar um percurso, pode-se zerar essa função. Chegando ao destino, por curiosidade, é possível verificar qual foi a velocidade média atingida durante o percurso.

Painel digital

A função Painel Digital Programável – Active Info Display – permite ao motorista personalizar o painel conforme suas necessidades. Está disponível pela primeira vez em um modelo Volkswagen e é totalmente digital e interativo.

Autonomia

Esta função mostra quantos quilômetros ainda é possível rodar com o combustível que há no tanque. É bem útil para saber quando abastecer, principalmente em viagens para regiões mais remotas. O condutor analisa a distância a ser percorrida e avalia se deve fazer uma parada agora ou se conseguirá chegar até a próxima cidade.

Eco Comfort

Com alertas no visor, o sistema ajuda o condutor a dirigir de forma mais econômica e racional. São avisos como fechar as janelas quando o ar-condicionado estiver ligado, observar o indicador de mudança de marchas ou ainda lembretes para, durante a frenagem, desengatar apenas abaixo de 1.300 rpm. O sistema recomenda também não acionar o pedal do acelerador no arranque do motor, nem com o veículo parado.

Consumo médio e instantâneo

O consumo médio é um dos recursos mais observados no equipamento. Ele ajuda a avaliar se é preciso dirigir de forma mais eficiente. Atenção: caso tenha abastecido em um posto desconhecido e o índice do consumo médio ficar muito diferente dos valores comuns, isso pode sugerir um combustível de qualidade duvidosa.
Já o consumo instantâneo mostra quanto o carro está consumindo naquele exato momento. É um bom parâmetro para ser usado quando o proprietário quiser conduzir de maneira mais em conta.